Encontro de Iniciação Científica 2011.2


Regras para Submissão de Resumos


O resumo deverá:

  • Ser escrito em língua portuguesa, obedecendo as regras ortográficas e gramaticais vigentes;
  • Apresentar resultados de pesquisas ou atividades de extensão, concluídas ou em andamento, com as seguintes partes: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
  • Conter apenas texto compreendendo entre 400 (mínimo) e 600 palavras (máximo) e
  • Apresentar três palavras-chave.

Orientações gerais para a elaboração do resumo

  1. Introdução: apresenta e contextualiza a temática escolhida para o estudo, além de indicar a sua importância.
  2. Objetivos: informa o que se pretende/pretendeu realizar na investigação - adaptando-os para o tipo de trabalho inscrito. Assim, no caso de trabalhos de pesquisa, indica o que se pretendia descobrir e para os trabalhos de extensão o que se pretendia implementar.
  3. Metodologia: descreve como o trabalho foi (ou está sendo) realizado.
    • Em caso de pesquisa atente para:
      • O tipo de pesquisa (teórica, de campo, etc.);
      • A abordagem (qualitativa, quantitativa ou uma junção das duas);
      • Os procedimentos adotados (estudo bibliográfico, estudo documental, questionário, entrevista, observação, entre outros);
      • Se for de campo indique o local e a amostra (quantidade de pessoas).
    • Para os trabalhos de extensão:
      • Informe a natureza da ação (relatos de experiência, resultados de ações de extensão, prestação de serviços, programas e eventos);
      • Descreva como foi ou está sendo realizado.
  4. Resultados e Conclusões: apresenta uma síntese dos resultados que já possui - teóricos e/ou práticos - e as conclusões pertinentes.


Normas para Exposições de Trabalho


Trabalhos Orais:

  • As apresentações orais serão realizadas em grupos temáticos coordenados por professores;
  • O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores (é proibida a apresentação pelo orientador) durante 10 minutos, sendo reservado o tempo de 10 minutos adicionais para os debates que se realizarão ao final da sessão;
  • Serão disponibilizados equipamentos de multimídia para apresentação dos trabalhos;
  • Os apresentadores deverão permanecer na sala durante todo o período de apresentação da sessão, uma vez que a ordem de apresentação pode ser alterada, bem como a mesma pode ser encerrada antes do horário previsto para seu término.

Exposições de Pôsteres:

  • Os pôsteres deverão ter 0,90 m de largura por 1,10 m de altura;
  • Devem contemplar os seguintes itens: título do Evento, título do trabalho, nome dos autores/orientador, instituições dos autores/orientador, dados da pesquisa (introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões e bibliografia principal), instituição financiadora e/ou agência que concedeu a bolsa, caso exista;
  • A critério do pesquisador podem ser incluídos gráficos, fotos, tabelas, entre outros;
  • O tipo e tamanho da letra escolhida devem possibilitar a visualização e leitura do texto a uma distância aproximada de 1 metro;
  • Os autores deverão afixar o pôster no expositor, no mínimo 20 minutos antes do início da sessão e
  • Durante todo o tempo estipulado pela Comissão (das 9 às 11h), pelo menos um dos autores deverá ficar à disposição dos participantes do Evento, bem como da banca avaliadora para expor o seu trabalho. O atraso ou saída antecipada do autor do local de exposição implicará na desclassificação do trabalho.

Premiação


Para os Trabalhos de Pesquisa:

  • 1º lugar – 01 Netbook
  • 2º lugar – 01 Impressora
  • 3º lugar – Livros

Para os Trabalhos de Extensão:

  • 1º lugar – 01 Netbook
  • 2º lugar – 01 Impressora
  • 3º lugar – Livros