XI Encontro de Iniciação Científica & X Encontro de Extensão

A Invenção do Contemporâneo: Ciência, Poder e Cultura na formação do mundo atual

ISSN 1984-1876Agosto/2018

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NO PERFIL DE CONSUMO DA GERAÇÃO Y.

Thallita Pâmela Pinho de Oliveira1

Piedley Macedo Saraiva2

Introdução: O Marketing não se trata somente de uma ciência ou de um estudo do mercado, ele pode ser entendido como uma forma de relacionamento entre os indivíduos que compõem a sociedade aproximando as pessoas, seja ela física ou jurídica. Sendo assim, porque não se utilizar de uma ferramenta que vem ganhando tanta visibilidade e importância como a internet para unir as pessoas, gerar vendas e consequentemente lucro para as empresas? Mais da metade da população mundial tem acesso à internet, e esse público em grande maioria se enquadra na chamada geração Y, essa que já nasceu na era digital e acompanha as novas tendências, aderindo a este meio como principal fonte de informação, grande formador de opinião e o recurso mais acessado para adquirir novos produtos. Sendo assim, é necessária uma visão mais aguçada para este novo modelo de mercado e venda, para aliar o marketing tradicional e digital na obtenção de lucro para as empresas e garantir a satisfação do consumidor, visto que ele é a menor e mais poderosa partícula do organismo mercadológico. Objetivo: Objetivo geral: Apresentar se o marketing digital tem grande influência no perfil de consumo da geração y e como ela acontece. Específicos: -Conhecer os hábitos de consumo dos jovens na atualidade; -Reconhecer a relevância do marketing digital no processo de decisão de compra. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória, aliando as abordagens quantitativa e qualitativa, através da análise de dados bibliográficos e aplicação de questionários para gerar os resultados, esses realizados virtualmente, onde os dados foram coletados e colocados em gráficos e tabelas para uma análise posterior. A população em grande maioria era de jovens universitários, pois se enquadravam no perfil e no público escolhido como objeto de estudo. Conclusão: Sabendo-se que o meio e o tempo em que um indivíduo vive influenciam no seu padrão de consumo e o objeto de estudo era a Geração Y, o foco da aplicação dos questionários foram jovens, em grande maioria universitários, que costumam se utilizar da internet para adquirir produtos. Constatou-se que a maioria se enquadra entre as classes média e baixa e pelo menos uma vez por mês adquirem produtos na internet, grande parte eletrônicos, por encontrarem mais variedade e informação sobre os produtos. Nas compras é gasto um valor considerável e a maior fonte de informação são as redes sociais, evidenciando a importância de se investir na divulgação e vendas no meio digital, onde os consumidores estão aptos a comprar e só precisam do conhecimento do seu produto, ou seja existe uma demanda latente na maioria dos casos, por isso recorrem a internet para suprir a necessidade.

Palavras-Chave: MARKETING DIGITAL, CONSUMO, GERAÇÕES

2. Orientador, Mestrado (Concluído), UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo